• InPAR formaliza parceria com Colégio Sesi

    Instituto vai realizar projetos educativos com o Colégio Sesi, em Curitiba

     

    O InPAR formalizou uma parceria com o Colégio Sesi para a realização de projetos educativos, em reunião realizada no dia 15 de março. Inicialmente, será desenvolvida uma Oficina de Aprendizagem, metodologia que leva o professor a atuar como mediador do conhecimento e coloca o aluno como protagonista do processo, com a proposta de promover a educação participativa.

    A previsão é que a oficina seja realizada no segundo trimestre, em uma unidade do Colégio Sesi, em Curitiba, com alunos de 14 a 17 anos. A partir do terceiro trimestre, o curso deverá compor o portfólio da rede, para ser oferecida em todo o estado.

    Segundo a gerente de Educação Básica e Continuada do Sesi no Paraná, Lilian Luitz, o conteúdo e as atividades serão desenvolvidas pela equipe do colégio, envolvendo professores e profissionais de acompanhamento pedagógico, em conjunto com especialistas do InPAR.

    “As Oficinas de Aprendizagem partem de uma questão inteligente e desafiadora, proposta às 15 disciplinas ministradas no [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Projeto do Executivo Municipal visa combater a comercialização de produtos de cargas roubadas

    Por assessoria Secom

    O Executivo Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores de Guarapuava, na tarde desta segunda-feira (02), o projeto de lei 024/2018 que prevê a cassação de alvará de funcionamento de estabelecimentos flagrados, adquirindo, transportando, estocando ou revendendo produtos oriundos de furto, roubo ou outro tipo de ilícito. O objetivo é combater o roubo de cargas na região.

    Conforme o projeto, caso seja constatada a irregularidade pela fiscalização municipal, a Prefeitura pode cancelar o alvará de funcionamento ou licença do estabelecimento. “O Município abre um procedimento administrativo e notifica o infrator, que pode apresentar sua defesa. No período de defesa, o estabelecimento permanecerá fechado. Após a tramitação de julgado pelo fisco municipal de todo o processo administrativo e constatada a infração, o estabelecimento ficará sem o alvará”, esclarece o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza.

    A elaboração do projeto teve a parceria e sugestão da Sectguar (Sindicato de Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Guarapuava e Região). “A cassação do alvará ou fechamento do [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • ONU propõe investimentos em “infraestrutura verde” para proteger recursos hídricos

    Por Cristiano Carlos

    O relatório Mundial das Nações Unidas sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos propõe que a proteção dos mananciais de água no planeta seja realizada por meio da ampliação das florestas, da defesa das bacias hidrográficas e da recomposição dos solos, em todos os continentes.

    O documento foi lançado nesta semana pela Diretora-Geral da Unesco, Audrey Azoulay, durante o oitavo Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado em Brasília.

    A ONU propõe que os gestores dos recursos hídricos invistam mais na chamada infraestrutura verde e busquem soluções capazes de serem colocadas em prática no campo e nas cidades.

    Saneamento Básico

    No Brasil, menos de 45% do esgoto lançado nos rios e nos mares é tratado, de acordo como Ministério do Meio Ambiente. Além disso, mais de 35 milhões de pessoas não têm acesso a água potável no país.

    O especialista em Hidrosendimentologia da Universidade de Brasília, Henrique Leite Chaves, acredita que os investimentos na defesa dos [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Pavimentação na Rua Fortkamp facilita acesso ao Hospital Regional e a Cidade dos Lagos

    Por assessoria Secom

    As obras da Rua João Fortkamp, no bairro Primavera, seguem a todo vapor. A via é um importante acesso aos empreendimentos da região, como o Hospital Regional, a UTFPR, Shopping Cidade dos Lagos, Museu de Ciências Naturais e Parque das Araucárias. “Este é um momento promissor para a nossa cidade e precisamos valorizar os empreendimentos que estão chegando. A rua Fortkamp será umas das vias de acesso a esses locais e nosso objetivo é fomentar para que a cidade se desenvolva cada vez mais”, destacou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

    São 900 metros de pavimentação começando na entrada do Cidade dos Lagos e terminando na marginal da BR-277. O trecho já recebeu toda a parte de drenagem, terraplanagem, capa asfáltica e meio fio. Esta semana, as equipes da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) deram início à construção do canteiro central e também terá plantio de grama e árvores. “Um dos destaques é que a rua terá, de um lado, ciclovia e calçada de asfalto, possibilitando trânsito de ciclistas e pedestres, e do outro, calçada e sinalização adequada para acessibilidade”, ressaltou o presid [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Prefeitura apresenta Projeto Escola de Campeões

    Assessoria e fotos Jacir Queirós/#Jnotícias

    “Esse projeto é a concretização de algo que sonhamos junto com a população guarapuavana”, disse Cesar Filho. 

    Mais um importante passo no esporte guarapuavano. Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Guarapuava lançou o Projeto Escola de Campeões, o maior investimento em esporte dos últimos 20 anos no município. O projeto quer despertar nos jovens o interesse para a prática de atividades físicas e esportivas, desenvolvendo a capacidade e competência de se tornarem melhores cidadãos. “Hoje é a realização de um sonho.  Depois de muito  investimento na infraestrutura das nossas quadras, praças e centros esportivos, lançamos esse projeto vencedor, que prepara nossas crianças e jovens para o futuro por meio da prática de esportes e atividades físicas.

    Estavam presentes no lançamento a representante da deputada estadual Cristina Silvestri, Viviane Ribas; o representante da Câmara Municipal de Guarapuava, o vereador Guto Klosowski; secretários e servidores municipais, treinadores e crianças, adolescentes e jovens que participam das escolinhas do projeto. 

    Confira a [ veja mais ]
    Comentários: (0)