• Prefeito Cesar Filho se reúne com diretores do IFPR

    Na última quinta-feira (05), o prefeito Cesar Silvestri Filho e a deputada estadual, Cristina Silvestri, se reuniram com a diretoria do IFPR (Instituto Federal de Educação), em Curitiba. O instituto é considerado o maior centro de educação tecnológica do Paraná.

    Na ocasião, Cesar Filho entregou a instituição, um estudo sobre a vocação sócio-econômica da Região Central do Paraná, que também aponta o potencial e o interesse de Guarapuava em receber um campus do IFPR na cidade. “Realizamos e apresentamos esse estudo justamente porque sabemos do potencial que o município tem para receber uma instituição como essa. Ter esse ensino de qualidade na área de tecnologia engrandece ainda mais nosso grande projeto do Centro de Inovação Tecnológica, que está sendo implementado pela Prefeitura em parceria com a Cidade dos Lagos.

    Vamos fazer da nossa cidade um pólo de estudos em tecnologia, potencializando essa área e proporcionando muitas oportunidades para os guarapuavanos”, destacou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Cida Borghetti assume o Governo do Paraná

     (Foto: Orlando Kissner/ANPr

    O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), deixou o cargo nesta sexta feira (6). Quem assume o governo é Cida Borghetti (PP) que, até então, era a vice-governadora.

    "É uma honra ser a primeira mulher a assumir esse cargo", afirmou Cida Borghetti. A cerimônia de posse foi realizada nesta manhã na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

    SECRETARIADO - Na solenidade de posse foram nomeados novos secretários de Estado. Silvio Barros fica à frente da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e assume interinamente a chefia da Casa Civil. A chefia de gabinete será ocupada por Lucília Felicidade Dias. A Secretaria da Saúde será ocupada por Antônio Carlos Nardi.

    A coronel Audilene Rosa de Paula Dias assume o Comando-Geral da Polícia Militar, substituindo ao coronel Maurício Tortato, que passa a chefiar a Casa Militar. O novo chefe do Estado-Maior será o coronel Elio de Oliveira Manoel.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Secretaria Municipal de Saúde realiza programação especial no Dia Mundial da Saúde

    Neste sábado (07), comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Em alusão a esta data, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a APROFEG (Associação dos Produtores Feirantes de Guarapuava),  realizará uma programação especial nas Feiras do Produtor Rural na cidade. A programação segue até o dia (13), e as equipes da secretaria realizarão atividades que farão parte da Semana da Saúde.

    “Decidimos realizar as ações nas feiras porque são lugares de ampla circulação de pessoas de diversos bairros. Vamos realizar aferição de pressão, orientações de prevenção a hipertensão, saúde do coração e hábitos alimentares saudáveis para feirantes e visitantes das feiras. Além disso, as equipes da secretaria realizarão orientações sobre a instalação do aplicativo Fala Saúde”, destacou a chefe da Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra Dal’Maz,

    PROGRAMAÇÃO

    07/04 – Sábado – Feira do Produtor Rural do Bonsucesso

    Local: Escola Municipal Conrado – Bonsucesso

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Secretaria de Meio Ambiente é contemplada com novo Sistema de Gestão Ambiental

    foto: Celepar

    Na manhã desta quinta-feira (05), em Curitiba, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) entregaram ao município de Guarapuava o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), que será utilizado para o protocolo de solicitação de licenciamento ambiental online. “Há três anos nossa cidade já é auto-suficiente na descentralização, sendo o primeiro município do interior do Paraná a garantir essa autonomia, que além de agilizar os processos, amplia o monitoramento ambiental. Com o SGA vamos dar mais um passo importante para consolidação do nosso processo de fiscalização em Guarapuava e região, que só tem a ganhar com esse sistema”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

    De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, apenas Guarapuava e Ponta Grossa receberam o SGA, pois ambas as cidades atuam de maneira descentralizada, ou seja, realizam os procedimentos de licenças e autorizações pela própria Secretaria de Meio Ambiente, sem precisar passar pelo órgão estadual.  “O SGA padroniza as solicitações [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Secretaria de Meio Ambiente conscientiza população sobre separar os materiais para a coleta seletiva

    Por assessoria Secom

    Você sabe como separar os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos e rejeitos? Esse é o propósito do programa Reciclando Atitudes. Para orientar à população, equipes da Secretaria de Meio Ambiente, acadêmicos do curso de Biologia da Unicentro e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, estão passando por todas as residências para conscientizar os moradores sobre a maneira correta de separar os materiais para a coleta seletiva.

     “O objetivo principal é orientar para que a população separe os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos e rejeitos (lixo comum). As pessoas deixam de separar por achar que o lixo vai para um centro de triagem onde é feita a separação, mas isso não acontece. Outras vezes, também acontece dos materiais recicláveis serem misturados aos orgânicos e irem parar no aterro sanitário, o que não é correto. São duas situações que queremos evitar orientando a população”, ressalta a bióloga e diretora de Departamento da Educação Ambiental, Maristela Ferreira.

    Outro prop&o [ veja mais ]
    Comentários: (0)