• Secretaria de Meio Ambiente é contemplada com novo Sistema de Gestão Ambiental

    foto: Celepar

    Na manhã desta quinta-feira (05), em Curitiba, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) entregaram ao município de Guarapuava o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), que será utilizado para o protocolo de solicitação de licenciamento ambiental online. “Há três anos nossa cidade já é auto-suficiente na descentralização, sendo o primeiro município do interior do Paraná a garantir essa autonomia, que além de agilizar os processos, amplia o monitoramento ambiental. Com o SGA vamos dar mais um passo importante para consolidação do nosso processo de fiscalização em Guarapuava e região, que só tem a ganhar com esse sistema”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

    De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, apenas Guarapuava e Ponta Grossa receberam o SGA, pois ambas as cidades atuam de maneira descentralizada, ou seja, realizam os procedimentos de licenças e autorizações pela própria Secretaria de Meio Ambiente, sem precisar passar pelo órgão estadual.  “O SGA padroniza as solicitações [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Secretaria de Meio Ambiente conscientiza população sobre separar os materiais para a coleta seletiva

    Por assessoria Secom

    Você sabe como separar os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos e rejeitos? Esse é o propósito do programa Reciclando Atitudes. Para orientar à população, equipes da Secretaria de Meio Ambiente, acadêmicos do curso de Biologia da Unicentro e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, estão passando por todas as residências para conscientizar os moradores sobre a maneira correta de separar os materiais para a coleta seletiva.

     “O objetivo principal é orientar para que a população separe os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos e rejeitos (lixo comum). As pessoas deixam de separar por achar que o lixo vai para um centro de triagem onde é feita a separação, mas isso não acontece. Outras vezes, também acontece dos materiais recicláveis serem misturados aos orgânicos e irem parar no aterro sanitário, o que não é correto. São duas situações que queremos evitar orientando a população”, ressalta a bióloga e diretora de Departamento da Educação Ambiental, Maristela Ferreira.

    Outro prop&o [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Professor Claudio Andrade deixa a Rede e se filia no MDB

    foto: divulgação MDB

    O Professor Claudio Andrade fundador da Rede Sustentabilidade se filia no MDB de Requião

    O diretório municipal do MDB de Guarapuava filiou novas lideranças ao partido na noite dessa quarta feira (04). O evento, realizado nas dependências do Hotel Harbor, contou com a presença dos deputados estaduais Nereu Moura e Anibelli Neto e do secretário geral do partido no Paraná, Sérgio Ricci.

    Entre as novas filiações estão o médico e ex-vereador Geraldo Pacheco Barbosa, o professor Claudio Andrade e o advogado João Alberto Nieckars, que disputou as últimas eleições municipais em Guarapuava. “São pessoas de muito prestígio em nossa comunidade e que já têm uma trajetória política. Com certeza, serão fundamentais nesse processo de renovação do MDB no Paraná", afirmou Cleto Tamanini, presidente do MDB guarapuavano. Confira a nota oficial do Professor Claudio Andrade.

    NOTA OFICIAL

    Aceitei o convite de filiar-me ao MDB feito pelo Senador Roberto Requião e o Deputado Estadual Anibelli Neto ao lado de meu am [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Nova diretoria da ACIG é aclamada em Assembleia Geral

    Por assessoria

    Na manhã desta quarta-feira (04), membros da diretoria e empresários associados à Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) estiveram reunidos na sede da entidade para aprovar a prestação de contas relativas ao exercício do ano de 2017 e para aclamação da nova gestão referente ao biênio 2018-2020. Este ano apenas uma chapa se inscreveu para assumir a diretoria da ACIG, por isso a eleição foi realizada por aclamação.

    Durante a Assembleia Geral, todos os empresários que compõem a nova diretoria foram apresentados à classe empresarial.  Entretanto, a posse da gestão 2018-2020 ocorrerá somente no dia do Jantar do Empresário, em 21 de julho. Nesse sentido, o atual presidente da entidade, Rudival Kasczuk, permanece à frente da Associação por pouco mais de três meses. Após o dia 21 de julho, o novo presidente da ACIG será o empresário Cledemar Antonio Mazzochin, ao lado do 1º vice-presidente Acássio Antonelli e da 2ª vice-presidente Maria Inês Guiné.

    Conforme o atual presidente da Associação, Rudival Kasczuk, a gestão muda, mas os objetivos da diretoria se [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Congresso derruba veto do Refis das PMEs e libera parcelamento de dívida tributária do Simples; entenda

    Micro e pequenas empresas terão descontos e até 175 meses para quitar impostos federais atrasados; Sebrae estima que 600 mil empresas serão beneficiadas.

    Congresso derrubou nesta terça-feira (3) o veto do presidente Michel Temer ao programa de refinanciamento de dívidas das micro e pequenas empresas (o refis das PMEs). Ele tinha sido aprovado em dezembro, mas barrado pelo presidente em janeiro por limitações orçamentárias.

    O veto foi derrubado pela Câmara por 346 votos a 1; no Senado, o placar foi de 53 votos a zero.

    O programa vai beneficiar cerca de 600 mil empresas cadastradas no Simples Nacional que devem, juntas, aproximadamente R$ 21 bilhões em impostos, segundo cálculos do Sebrae. A renúncia fiscal estimada é de R$ 7 bilhões em 15 anos.

    "Essas empresas foram notificadas no [ veja mais ]
    Comentários: (0)