• Prefeitura de Guarapuava e parceiros lançam o Festival Outono Gastronômico

    Por assessoria Secom

    Fotos: Jacir Queirós e Secom

    Que tal durante três dias você, sua família e amigos terem a oportunidade de degustar pratos típicos, receitas especiais e cervejas artesanais feitas em Guarapuava e região. Entre 8 e 10 de junho, no Parque do Lago, acontecerá o Outono Gastronômico, evento para valorizar a gastronomia na cidade. Na noite desta terça-feira (10), aconteceu o lançamento do festival, promovido pela Prefeitura de Guarapuava com a parceria da Emater, Faculdade Guairacá, Sebrae, Unicentro, Empreendimento Cidade dos Lagos, Agrária, Sicredi e Adecsul, como parte do Programa Guarapuava Turística 2026.

    “Uma cidade que se caracteriza e é reconhecida por uma gastronomia competente e diversificada com certeza passa a ser um polo eficiente, e Guarapuava tem essa característica. Temos uma diversidade de culturas que agregaram ao longo dos anos também em nossa culinária. Sem dúvida a gastronomia é um dos componentes mais procurados nos atrativos turísticos e nosso município tem esse potencial, que agora também será apresentado no Outono Gastronômico. Estamos orgulhosos de saber que os guarapuavanos abraçaram esse festival, inclusive os que [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Refrigerantes Thoms fecha e região Sul perde mais uma fábrica regional

    Distorções tributárias no setor de bebidas levam pequenos e médios fabricantes nacionais a encerrar operações

     

    Refrigerante Thom_framboesaA Indústria de bebidas Thomsen, do tradicional refrigerante de framboesa Thom, fechou a fábrica em Blumenau. O anúncio chegou na terça-feira, 3. A Afrebras - Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil - lamenta a perda de mais uma fábrica regional. Só em Santa Catarina, que contava com 18 empresas em 1990, foram fechadas 9, incluindo a Thomsen.

    Dentre os dados mais alarmantes apresentados pela Afrebras, o número de empresas do setor foi reduzido a menos de um terço ao longo dos anos. Em 1960, quando começou o censo industrial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existiam 892 empresas de refrigerantes no Brasil, caindo para 215 em 2017.

    As fábricas regionais de refrigerantes geraram 16.800 [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social entrega chocolates para crianças de entidades sociais

    Por assessoria Secom

    Na tarde desta terça-feira (10), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, realizou  a entrega das cestas de chocolates excedentes da Toca do Coelho para entidades sociais de Guarapuava que atendem crianças e adolescentes. Ao todo, 1.200 cestinhas foram entregues para cinco instituições: Centro Educacional João Paulo II, Caritas Socialis, Centro de Nutrição Renascer, Projeto Projeção e Apadevi.

    "Escolhemos entidades parceiras inscritas no Conselho Municipal de Assistência para serem contempladas com a entrega. Com certeza esses chocolates farão a alegria das crianças que participam de projetos sociais nessas entidades tão importantes na cidade", destacou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona, acrescentando que as cestinhas restantes serão doadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido pela Secretaria de Assistência.

    Para a coordenadora do Centro Educacional João Paulo II, Clarice Lechinski Souza, uma das instituições escolhidas pela secretaria,  ver a alegria das crianças recebendo os [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina sobre smartphones

    Por assessoria Secom

    Agilidade e rapidez são algumas das vantagens que a tecnologia nos proporciona. Estamos conectados e recebendo informações o tempo todo graças aos smartphones. Para ensinar a utilização dessa tecnologia e promover a inclusão social, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Celepar e a Faculdade Guairacá, está oferecendo vagas para os guarapuavanos participarem gratuitamente da oficina sobre smartphone.

    De acordo com a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Ieda Almeida, os assuntos e as temáticas da oficina contemplam as noções básicas de internet e aplicativos, como whatsapp e facebook. “Mês passado realizamos duas oficinas para os idosos do Programa Ativa Idade. Desta vez, abrimos as inscrições para o público em geral, oportunizando a participação de qualquer guarapuavano", informou Ieda, acrescentando que as turmas receberão certificado da oficina.

    Inscrições:

    As inscrições já estão abertas e pode [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Centenas de guarapuavanos participam do Lago Pets no Parque do Lago

    Por assessoria Secom

    O fim de semana ensolarado foi mais uma motivação para os guarapuavanos sairem de casa neste domingo (08). Além do clima agradável e das belezas naturais do Parque do Lago, as famílias puderam participar acompanhadas de seus animais de estimação, do 3º Passeio Canino Lago Pets. A tarde recheada de atividades, contou com o passeio no lago com os pets, música ao vivo, roda de chimarrão, sorteio de brindes, doação de filhote e a Olimpíadas Pet. "O evento mais uma fez foi sucesso e superou nossas expectativas. Nesse ano trouxemos algumas novidades que cativaram ainda mais as pessoas que levaram seus pets para o parque. Foi um momento de apreciar o nosso lago e curtir com nossos melhores amigos do mundo animal todas as atividades em meio a natureza. O domingo em Guarapuava foi completo e animado", afirmou um dos organizadores do evento, André Pizzatto.

    Quem curtiu o passeio na companhia do seu cão foi a universitária Anally Martins. "Foi a primeira vez que participei e gostei bastante. Não esperava encontrar essa diversidade de atividades, então foi melhor do que imaginei. A tarde estava agradável, tanto para curtir com os animais quanto com os amigos. Vou voltar nas próximas edições", disse a guarapuavan [ veja mais ]
    Comentários: (0)